A SPI é parceira do novo Projeto H2020 “NANORIGO (NANOTechnology RIsk GOvernance)” e participou da reunião oficial de abertura realizada em Aarhus, na Dinamarca. 06 de agosto de 2019

07 Agosto 2019
O projeto de 4,7 milhões de euros, com duração de 4 anos, é coordenado pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e recebeu financiamento do Programa de Pesquisa e Inovação Horizonte 2020 da União Européia sob o Acordo de Concessão nº 814530. O projeto NANORIGO visa desenvolver e implementar uma ação transparente, transdisciplinar e ativa. RGF (Risk Governance Framework) e estabelecer a base de um Conselho relacionado (RGC) para nanomateriais manufaturados e produtos nano-habilitados.
 
O RGF será desenvolvido por meio do engajamento com partes interessadas em pesquisa, indústria, regulamentação e sociedade civil, e será baseado em dados científicos e ferramentas de alta qualidade para a caracterização físico-química de nanomateriais e avaliação da exposição, perigo e risco para seres humanos e o ambiente.
 
A reunião de dois dias discutiu em detalhes cada um dos Pacotes de Trabalho dentro do projeto, a exploração da disseminação e a colaboração com outros projetos (incluindo outros projetos de governança), e implementou sessões de grupos de discussão para Pacotes de Trabalho inter-relacionados.
 
O projeto será iniciado com uma pesquisa aprofundada sobre a abordagem de gestão de risco para a nanotecnologia; integrar o conhecimento disponível sobre preocupações éticas, sociais, ambientais e econômicas em um formato de fácil utilização que possa ser facilmente adaptado e transferido para a regulamentação para avaliação de risco, exposição e risco e gerenciamento de nanomateriais.
 
Os resultados esperados do projeto NANORIGO são os seguintes:
• Um Conselho de Governança de Riscos transparente, auto-sustentado e baseado na ciência;
• Ferramentas de Transparent Risk Governance Framework (RGF) para o gerenciamento de possíveis riscos às nanotecnologias;
• Disponibilidade de dados de alta qualidade para tomada de decisão;
• Consistência de abordagens em todos os Estados-Membros da UE e internacionalmente.
 
 
A parceria da NANORIGO envolve 28 parceiros de 14 países europeus diferentes e um conselho consultivo global. A parceria é constituída pelas seguintes organizações: Universidade de Aarhus (DK - Coordenador), Environmental Assessments (DE), Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (CH), Tyoterveyslaitos (FI), Eidgenössischer Materialprüfungs- und forschungsanstalt (CH), Bundesanstalt für Materialforschung und –prüfung (DE), Instituto tecnológico del tmbalaje, transporte y logística (ES), ‘Fraunhofer Society; Institute for Molecular Biology & Applied Ecology’ (DE), Helmholtz-Centre for Environmental Research (DE), National Technical University of Athens (EL), Paris-Lodron-Universität Salzburg (AT), University of Bremen (DE), Universität für Bodenkultur Wien (AT), University of Aveiro (PT), Univerza v Ljubljani (SI), Transgero Ltd. (IE), Onderzoek en Adviesgroep Questions (NL), ‘Answers and More BV: Bureau KLB’ (NL), De Proeffabriek – Schuurbiers Daniel (NL), Engineering, Technical & Scientific Services (CH), ‘Society for Chemical Engineering and Biotechnology e.V – DECHEMA’ (DE), Optimat Ltd (UK), Sociedade Portuguesa de Inovação (PT), Fundación Gaiker (ES), Grupo Antolin Ingeniería (ES), ‘Oeko-Institut e.V. Institute for Applied Ecology (DE), European Environmental Citizen Organisations for Standardisation – ECOS (BE), Quercus ANCN (PT), e Women Engage for a Common Future France – WECF (FR).
 
O papel da SPI neste projeto está liderando a tarefa de desenvolvimento de conteúdo informativo e promocional. O consórcio NANORIGO trabalhará em estreita colaboração com os dois outros projectos financiados no âmbito do convite NMBP-13-2018: RiskGONE (https://riskgone.eu/) e Gov4Nano (https://www.gov4nano.eu/), para garantir uma RGF e NRGC sustentáveis e equitativos são desenvolvidos para todos.
 
Siga-nos para mais atualizações de projetos nos seguintes canais:
• Website (https://nanorigo.eu/);
• Twitter (https://twitter.com/EU_NANORIGO)
• Grupo LinkedIn (Projeto NANORIGO)